1

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA ALÉRGICA

A esofagite eosinofílica alérgica é decorrente de hipersensibilidade mista (IgE mediada e não-IgE mediada). Caracteriza-se por apresentar processo inflamatório eosinofílico nas camadas mucosa, muscular e/ou serosa do esôfago63.

A esofagite eosinofílica alérgica acomete tanto crianças (lactentes a adolescentes) como adultos e pode representar um subtipo ou variante da gastroenterite eosinofílica64.

Múltiplos alérgenos podem estar envolvidos e os mais comuns são leite de vaca, trigo, soja, amendoim e ovo. Clinicamente este quadro manifesta-se por sintomas de refluxo gastroesofágico/esofagite com vômito intermitente, recusa alimentar, dor abdominal, irritabilidade, distúrbio do sono, disfagia, déficit de crescimento e a ausência de resposta ao tratamento convencional de refluxo gastroesofágico e da esofagite. A IgE total sérica encontra-se normal ou apenas levemente aumentada e a eosinofilia periférica é pouco comum. A relação entre o alérgeno alimentar causal e os resultados positivos ao teste cutâneo de hipersensibilidade imediata costuma ser fraca.

Os lactentes em geral apresentam boa resposta à retirada da proteína desencadeante do quadro e ao emprego de fórmulas hidrolisadas, enquanto que crianças menores com quadros mais graves podem necessitar de dietas à base de aminoácidos para a resolução dos sintomas65. Os corticoesteróides induzem remissão dos sintomas graves, mas só excepcionalmente devem ser empregados; os sintomas costumam recidivar.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi meu nome é Ester tenho um filho com 5 anos e deste que nasceu minha vida é correr atras de medicos, hoje graças a DEUS ele acompanha com os médicos do instituto da criança em sao paulo, o quadro dele hoje é ele tem deficiencia de alfa um antitripissina, penoumopatia cronica, bronquioelite cronica com presença de bronquiectasias, e esofagite eosinofilica alergica, e gortei muito da materia sobre esse assunto
meu orkut esteralmeidadossantos@hotmail.com

Postar um comentário